29 janeiro, 2011

Cerveja Austríaca: Edelweiss

A Edelweiss é uma Weissbier (cervja de trigo) austríaca, produzida desde 1475. Para começar, a mesma apresenta uma coloração muito bonita, dourada, não tão turva como a maioria das cervejas de trigo do mercado. Possui uma ótima formação do creme, porém, com média duração do mesmo.
Duas características marcantes dessa cerveja estão no aroma e no paladar. Ambos são extremamente frutados, levemente adocicados, com uma ponta de cravo no final do paladar.
Essa cerveja possui ótima carbonatação, é bem leve e muito fácil de degustar. Com um teor alcoólico padrão (5,5%), fica fácil degustá-la em um clima como o nosso.
Uma marca interessante da Edelweiss é a quantidade de sedimentos de maltes que fica no final da bebida.
No geral, uma cerveja muito gostosa, ótima para acompanhar queijos mais leves ou uma boa salada. Eu recomendo.

13 janeiro, 2011

Maminha ao Forno

Essa eu fiz essa semana e ficou simplesmente maravilhosa...

Ingredientes:
  • Uma maminha
  • Sal
  • Alho
  • Azeite
  • Salsa seca
  • Manjerona
  • Pimenta Síria
  • Cenoura
  • Linguiça Calabresa
Perfure a maminha para o tempero penetrar adequadamente. Besunte a peça da carne com azeite a vontade. Para temperar, junte todos os temperos em uma vasilha. Pique bem o alho, junte o sal (sem exageros), a salsa seca (dessas que você compra em supermercado), a manjerona, e a pimenta síria (também não exagere pois pode adoçar demais a carne). Fatie uma linguiça calabresa e uma cenoura. Guarde as tiras na maminha dobrada sobre ela mesma. 
Embrulhe a maminha em papel celofane próprio para churrasco e deixe marinando por uma noite inteira.
Leve a maminha ao forno em aproximadamente 220ºC e deixe assar por aproxidamente uma hora.
Para retirar a maminha, perfure o celofane com cuidado. Abra a maminha e sirva.
Fica bão demais...


Tá servido???? 
Eu recomendo...

07 janeiro, 2011

Las Hermanas

Posto aqui agora, uma lista de cervejas "hermanas", ou seja, originárias do Paraguai, Argentina e México. Interessante a característica comum entre elas da carbonatação levemente mais alta do que das cervejas brasileiras.

Vamos a elas.

Ouro Fino
A Ouro Fino é uma cerveja Paraguaia que me surpreendeu muito. É uma Lager, que possui aroma levemente frutado, com o paladar puxando para o lúpulo, levemente amargo. É uma cerveja leve, fácil de consumir em locais de clima quente como o nosso.
Essa cerveja possui um toque a mais de carbonatação. e sua cor é de um dourado muito bonito.
O creme tem boa formação com média duração. Mantém a média das Pilsen em teor alcoólico: 5%.


Baviera
Outra surpresa do Paraguai. Uma Lager, bem leve, muito fácil de consumir em climas quentes.
Como toda Lager, é carregada no lúpulo, tendo um paladar bem amargo. Seu aroma remete também ao lúpulo.
Sua cor é de um dourado muito bonito. A cerveja é levemente carbonatada. O único porém dessa cerveja é seu creme, com pequena formação e curta duração.


 



Amsterdam
A Amsterdam é uma cerveja Premium Lager, originária da Holanda. Seu aroma é levemente frutado, até meio adocicado. Porém, seu paladar é amargo, como toda Lager deve ser. Remete ao lúpulo.
É uma cerveja leve e pouco carbonatada, sendo de fácil consumo em climas como o nosso.
O creme possui ótima formação porém, média duração. Ela tá perdida aqui no meio pois essa que eu provei veio direto lá de baixo.

 

Schneider 
A Schneider é uma Lager argentina de origem alemã.
Possui uma coloração dourada, muito bonita. Seu creme tem baixa formação e média durabilidade. Seu aroma é levemente frutado, o que não é muito comum em Lagers. Seu paladar não é tão amargo, remetendo menos ao Lúpulo do que outras, como a mais famosa de todas, a Heineken.
Sua carbonatação é um pouco mais alta, característica que tenho presenciado nas cervejas de origem dos hermanos do Paraguai, Argentina e Uruguai.
Mesmo assim, é uma cerveja muito saborosa, quase o paladar de uma Brahma Pilsen e de fácil consumo. Quando estiver em terras portenhas, aconselho consumir essa gracinha. Sinceramente, muito melhor que a Quilmes.

Victoria
A Victoria é uma Lager paraguaia. Tem uma bela cor dourada, creme com boa formação mas com curta duração.
Seu aroma é fraco e seu paladar bem leve, pouco amarga, com um final levemente frutado. Mais uma vez, uma cerveja bem carbonatada. Acho que nós brasileiros é que não estamos acostumados com esse paladar mas é muito bom.

 



Corona
A Corona é uma Lager, sendo a cerveja mais consumida do México. Possui uma cor dourada muito bonita. Seu creme porém, tem uma formação muito fraca e de baixa duração. Possui aroma levemente lupulado. Seu paladar, apesar de lembrar lúpulo, é levemente amargo. De fácil degustação. Sua textura é leve e levemente carbonatada. Uma boa cerveja para locais de clima quente.





Aqui seguiram bons exemplos de cervejas latinas. Quando estiverem lá fora, já sabem o que consumir. Bom proveito. Eu recomendo.