22 maio, 2010

Cervejas Nacionais - Mainstream - Brahma Chopp

Antes de tudo. Não confunda Brahma Chopp com Chopp Brahma.

Voltemos a 1888. Nasce no Rio de Janeiro, nas mãos de um suiço, uma cerveja Lager - Pilsen, buscando seguir padrões europeus de sabor e aroma, mas que agradasse também ao brasileiros e seu clima, digamos, levemente, quente. O nome Brahma ainda é uma incógnita, com três possíveis versões para o mesmo (quer saber mais, então clica aqui). O importante é, nascia aí a Brahma que você bebe hoje.
Estou abrindo uma exceção hoje para escrever sobre uma cerveja de distribuição em larga escala pois é a cerveja que aprecio no dia a dia. Claro, já falei aqui que a minha preferida é a Original (sei que não arrumo muita briga hoje pois as duas fazem parte da mesma família). Não nego. Mas o preço e a distribuição da Original praticamente a deixam fora da lista das cervejas mainstream.

Voltemos ao assunto em voga. A Brahma Chopp é uma Lager Pilsen, de aroma levemente adocicado, com uma coloração amarelada muito bonita, com um creme bem claro, consistente e de média duração.
Seu sabor é levemente amargo, puxando para o lúpulo (talvez seja a mais amarga das mainstreams nacionais), e que demonstra claramente o uso de pão em sua fermentação (posso estar errado mas...). O aroma levemente adocicado indica o provável uso de alguma fruta em sua fermentação, porém, não evidente em seu sabor (prove a Skol sem sabor algum na boca e sentirá um leve sabor de banana). É uma cerveja de baixa carbonatação e teor alcóolico de 4,8%. 

Uma grande vantagem da Brahma é que a mesma apresenta o mesmo sabor e aroma, independente de seu envasilhamento (garrafa ou lata). Agora. Se você quer um aroma diferenciado, então experimenta a Brahma Extra. Ainda comentarei sobre ela aqui. Muito boa.

Em tempo. Litrão, só para uma grande galera. Nunca compre litrão para simplesmente apreciar a cerveja. Ela esquenta, perde as características de carbonatação e paladar. E outra coisa. Cerveja a 0º é lenda Ok. Aquela cerveja estupidamente gelada, atrapalha a degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário