13 julho, 2011

Dia Mundial do Rock


E hoje é o Dia Mundial do Rock. Na minha concepção, hoje deveria ser feriado nacional. Claro que essa data começou como todas as outras datas festivas: com fins comerciais. Mas tudo bem. Hoje, como todos os dias, é dia de celebrar o estilo musical mais ouvido no mundo inteiro. 
Esse estilo que nasceu como uma vertente do Blues e que aos poucos foi ganhando seu espaço ainda na década de cinquenta. Estourou de vez e marcou seu território com Elvis Presley e The Beatles e depois se consolidou com Rolling Stones, tudo isso na década de sessenta. Ainda nos anos sessenta, começam a surgir bandas que estavam cansadas do Rock and Roll de carinhas bonitas e sonzinhos para bailes de debutantes e começa a surgir o Hard Rock e o bom e velho Heavy Metal. A década de setenta é marcada por um boom dos estilos como Led Zeppelin, Deep Purple, Kiss, Black Sabbath, Judas Priest, Nazareth e muitas outras. 
A década seguinte marca o grande momento do Heavy Metal por todo o mundo, capitaneado pelo famoso New Wave of British Heavy Metal, do início da década de oitenta, com bandas como Diammond Head, Saxon, Iron Maiden e muitas mais. No Brasil, o Heavy Metal vive seu melhor momento com bandas como Azul Limão, Hárpia, A Chave do Sol, Centúrias, Patrulha do Espaço e dezenas de outras grandes bandas. O fim da década de setenta e início da década de oitenta também consolida o movimento Punk, um movimento social iniciado da Inglaterra e que também teve sua vertente musical, com um Rock agressivo, rápido e simples. A década de oitenta também ficou marcada por estilos mais agressivos do Heavy Metal como o Thrash Metal e o Death Metal.
A década de noventa, bom... a partir da década de noventa eu já não entendi mais nada. Surge o Grunge, com sua atitude Mamãe Eu Sou Fódão. Porém, boas bandas surgiram dessa safra como Soundgarden, Mudhoney, Screamming Trees, L7 e Alice in Chains. A partir daí, a cada dia nasce um novo estilo de Heavy Metal ou rock mais agressivo. E hoje eu não entendo patavinas, do que é o quê. 
O que importa para mim é que o som agrade aos meus ouvidos. Um Heavy Metal bem feito, bem trabalhado, que me faça sentir vontade de sair pulando pela sala.
E celebremos todos o Dia Mundial do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário