27 julho, 2011

Escondidinho de Carne Moída

Uma receita fácil de fazer, gostosa e facilmente adaptável. O Escondidinho é um prato muito apreciado em bares e restaurantes mas é muito fácil de fazer e acompanha muito bem uma cervejinha em qualquer lugar.

Ingredientes:
  • 5 batatas de grande porte;
  • 1/2 quilo de patinho do sete moído;
  • 5 tomates sem pele e sem semente;
  • Um pacote de queijo parmesão ralado (ou mais dependendo do gosto);
  • Folhas de louro; Cheiro Verde; Cebola; Alho; Orégano: a gosto;
  • 1/2 colher de sobremesa de amido de milho;
  • Sal a gosto;
  • Margarina para culinária e leite.

Prepare a carne moída temperando-a a gosto com a cebola, alho, cheiro verde, orégano e as folhas de louro (mantenha as folhas de louro inteiras para retirá-las antes de montar o prato). Acrescente o tomate bem picado e deixe cozinhar bem, até o tomate estar bem dissolvido. Dissolva o amido de milho em um pouco de água e acrescente a carne moída. Deixe a água evaporar, ao ponto da carne ficar bem úmida mas sem água escorrendo em excesso. Reserve.

Enquanto você cozinha a carne, cozinhe as batatas para preparar o purê. Quando as batatas estiverem bem cozidas, amasse-as juntamente com margarina, leite e umas pitadas de sal. Vá acrescentando o leite e a margarina aos poucos enquanto amassa as batatas. Deixe a massa bem macia para espalhar melhor na hora de preparar o prato.

Em um pirex grande, despeje a carne moída e a espalhe uniformemente. Distribua o purê por cima da carne moída, também uniformemente. Por cima do purê espalhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Quando o queijo estiver dourando pode tirar e servir.

O legal é que essa receita pode ser facilmente alterada, como por exemplo, para carne seca ou frango desfiado, legumes ou verduras refogadas e bem temperadas, para os vegetarianos; a batata pode ser substituído por mandioca, e assim por diante, de acordo com a criatividade. Fácil e muito bom.

Está servido???

Nenhum comentário:

Postar um comentário