24 dezembro, 2009

Escolha o MBA correto...

Segundo http://bit.ly/6gWIIk, a realização de um curso MBA em TI pode garantir uma melhora expressiva em seu emprego. Isso pode até ser uma realidade mas é necessário muito cuidado na hora da escolha do curso que você quer fazer.

É importante destacar que o MBA no Brasil não tem o mesmo valor que nos EUA. Nos EUA, MBA é um curso de Mestrado, Stricto Sensu. No Brasil, MBA é um curso de especialização, Lato Sensu.

Como Escolher?

Primeiro de tudo: verifique o mercado de trabalho. Você tem que pesar o conceito: O QUE EU GOSTO X O QUE O MERCADO QUER. Não adianta você fazer um curso que o mercado está exigindo se a área do mesmo não é sua praia. A probabilidade de você levar um tombo no mercado depois é muito grande. Por outro lado, fazer um curso que você adora mas que não tem relevância perante o mercado também pode ser um tiro no pé.

Evite cursos com nomes como: MBA em Banco de Dados; MBA em Engenharia de Software; MBA em Design para Internet. Cursos MBA são voltados para a área de Gestão de Negócios. Se é um MBA em TI, então pode envolver Gestão de Negócios em TI ou a própria gestão de TI dentro de uma empresa de médio a grande porte.

Evite cursos sem continuidade. Cursos com longa vida, ou seja, que abrem turmas todos os anos geralmente são cursos com uma qualidade no mínimo boa. Cursos ruins geralmente não sobrevivem.

Evite cursos com alta carga horária não presencial. Geralmente são armadilhas para o estudante. Muitas disciplinas já são difíceis com um professor na sala, imagina à distância, onde geralmente o professor não está disponível. Raras são as exceções.

Verifique sempre a formação do corpo docente. Professores para cursos MBA devem ser pessoas qualificadas tanto acadêmica quanto mercadologicamente. De preferência, veja os cursos em que os professores são, no mínimo, mestres e com uma boa experiência no mercado.

Nem sempre o mais caro é o melhor. Não faça um curso somente pelo bom nome da Instituição. Muitas vezes são os cursos mais caros e nem por isso são os melhores cursos. Procure conversar com amigos que já fizeram o curso pretendido e observe o resultado final.

Apesar de tudo isso, uma coisa é certa: na área de tecnologia, se você não se aperfeiçoar constantemente, você está morto profissionalmente. Corra atrás das novas tecnologias. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário