25 fevereiro, 2010

Metodologias Ágeis - O Processo Unificado Aberto - Open UP

A IBM já vem há um certo tempo, mantendo uma relação estreita com o pessoal da organização Eclipse, a qual oferece um conjunto muito grande de ferramentas free que oferecem suporte ao processo de desenvolvimento de software, variando de SDK's, ferramentas de modelagem de software até Frameworks para o desenvolvimento de software.
Há alguns anos atrás, a IBM, em sua campanha de investimento em serviços, deixando hardware um pouco (bastante) de lado, fez uma de suas maiores aquisições (em termos de valor agregado) que foi a Rational, proprietária do Framework RUP e das ferramentas CASE Rational.
Fruto desse link entre a IBM e a Eclipse, surpreendentemente a IBM libera o RUP para o pessoal da Eclipse customizar e lançar uma metodologia ágil própria, a Open UP (Processo Unificado Aberto) que também compõe o Eclipse Process Framework.
O Open UP segue as principais características do Processo Unificado Rational, porém, sintetizando essas características em uma metodologia ágil. Como o RUP, o Open UP foca no processo de desenvolvimento iterativo incremental em um ciclo de vida estruturado que foca na natureza colaborativa do desenvolvimento de software.
Um ponto que é importante considerar é que o Open UP trabalha Processo de Software em três camadas (e não apenas duas como o RUP):
  1. Ciclo de Vida de Projeto
  2. Ciclo de Vida de Iteração
  3. Ciclo de Vida de Micro Incremento (nova)
O Ciclo de Vida de Projeto trata da organização do processo de desenvolvimento como um todo, estando divididas em quatro fases, como o RUP: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. O Ciclo de Vida de Iteração trata da organização e execução de uma iteração e o Ciclo de Vida de Micro Incremento trata de pequenas unidades de trabalho (Micro Incremento) que geram um artefato mensurável e estável, sendo que a duração de um Micro Incremento varia de algumas horas a no máximo alguns dias.

O uso de Micro Incrementos busca oferecer uma resposta extremamente rápida que direciona possíveis decisões de correção a cada Iteração. O uso de iterações foca a equipe de desenvolvimento na entrega de produtos cujos valores são incrementados de maneira prevista. Diferente do RUP, uma iteração no Open UP estrutura como os Micro Incrementos são aplicados para entregar executáveis (builds) estáveis e coesos, incrementados progressivamente seguindo os objetivos das iterações. O conceito de Fase do Open UP é o mesmo do RUP, com as mesmas perspectivas e mesmos marcos.
Os Micro Incrementos geram artefatos específicos com a Fase em que se encontra sua Iteração hospedeira. Os principais tipos de Micro Incrementos por Fase são:
  1. Fase de Concepção: Identicação dos Stakeholders; Especificação de Casos de Uso;
  2. Fases de Elaboração e Construção: Desenvolvimento de Incremento de Solução;
  3. Fase de Transição: Implantação de Release.
Embora também trabalhe com os conceitos de disciplinas, como o RUP, o Open UP refinou as disciplinas e apresenta somente algumas disciplinas necessárias, a saber:
  1. Requisitos
  2. Análise e Design
  3. Implementação
  4. Teste
  5. Gerência de Projetos
Para completar essa introdução, o Open UP, como toda metodologia ágil, segue algumas práticas indicadas ao processo de desenvolvimento:
  1. Gerenciar Mudanças
  2. Testar Concorrentemente à Implementação
  3. Integrar Continuadamente
  4. Desenvolver de Forma Iterativa e Incremental
  5. Compartilhar as Diversas Visões do Sistema
  6. Realizar Desenvolvimento Dirigido a Testes
  7. Realizar Desenvolvimento Dirigido a Casos de Uso
  8. Desenvolver em Equipe
Esse é um breve resumo do que é o Processo Unificado Aberto e algumas de suas principais características. Na verdade, muitos conceitos devem ser estudados para compreender o Open UP em toda sua extensão. Se você quiser efetuar o download do Framework do Open UP, clique aqui.
Se eu puder ajudar mais, basta me enviar uma mensagem. Em recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário