17 fevereiro, 2010

O Auge do Movimento Punk Rock Brasileiro

O período é o fim dos anos 70. O cenário é a periferia da Grande São Paulo. Jovens operários, cansados dos arroxos oferecidos pelo poderio militar, bem como, da arrogância e leviandade dos sindicatos da época começam um movimento baseado no que acontecia na Europa, principalmente Grã-Bretanha. Uma das primeiras bandas a surgir foi a Restos de Nada, uma banda formada por Douglas e Clemente, em 1978. A sonoridade de praticamente todas as bandas que surgiram nesse período basicamente definiu o movimento musical posterior no Brasil, o Hardcore.

Mas voltando ao foco. Já em 1979, surgem as primeiras gravações de uma das maiores bandas do cenário nacional e que fez sucesso também na América do Sul e Europa,  Cólera, embora essas gravações comecem a aparecer apenas no início da década de 80, (1982 - O Começo do Fim do Mundo - Coletânea ao vivo - leia mais sobre esse festival).
Muitas outras bandas surgiam. Olho Seco, Não Religião, Garotos Podres,  a maravilhosa Inocentes (quem não se lembra de Pânico em SP, que chegou a tocar em programas convencionais das rádios na época), a poderosa Ratos de Porão, que depois se transformou numa das bandas mais comerciais com seu líder, João Gordo, se transformando em um ídolo da EmoTV. Apesar de tudo, o pessoal dos Ratos lançaram grandes petardos.
Bandas não tão conhecidas surgiam também como EspermogramixBrigada do Ódio, Ulster, Fogo Cruzado entre outras.
Esse movimento começou a perder força no fim da década de 80 e início da década de 90. Foi uma época muito legal, e que teve muita força em São Paulo, capital e diversas cidades do Interior paulista como Rio Claro (onde rolaram diversos festivais punks), Americana, Piracicaba, e é claro, o litoral, principalmente em Santos.
Do Rio Grande do Sul veio um dos maiores expoentes do Hardcore nacional, Os Replicantes. De Brasília vieram também boas bandas, embora essas fossem formadas em sua maioria por filhos de políticos e funcionários públicos como Aborto Elétrico e Plebe Rude.
Se você tem mais de 30, deve ter vivido ao menos uma porção desse período. Se não tem, então aconselho que você busque os materiais das bandas acima citadas e de muitas outras que não citei, mas que nem por isso deixam de ter sido boas bandas.

2 comentários:

  1. QUEM DIRIA !!!
    Encontrar vc aqui e escrevendo
    foi uma grata surpresa

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  2. Thank you my friend. Seja bem vindo a esse antro da perdição humana e incitação à diversos pecados capitais :-) Grande abraço.

    ResponderExcluir