12 março, 2010

O Geraldão está morto. Longa vida ao Geraldão.

Fugindo um pouco dos assuntos característicos desse blog. Não costumo me entristecer com a morte de celebridades. Mas sinceramente, a morte do Glauco me deixou para baixo.
Glauco foi um dos maiores expoentes entre os cartunistas brasileiros, junto com Angeli, Laerte, Henfil, e outros mais. Criou personagens que ficarão gravadas para sempre em nossa memória como o clássico Geraldo, Doy Jorge, Casal Neuras, Dona Marta, Geraldinho, e o magnífico consumidor de peyote, Glauquito, companheiro de Laerton e Angel Villa (Los 3 Amigos).
Além da midia impressa, Glauco se destacou também por suas tiras especiais para a Web (visitem seu site no Uol) e como roteirista para Televisão, em programas como o saudoso TV Pirata e o maravilhoso infantil, TV Colosso. Aliás, o Glauco era um cartunista como poucos pois sabia escrever muito bem para adultos e para crianças (basta ver as tiras do Geraldinho na Folhinha).
O blog Universo HQ está prestando uma homenagem fantástica ao cartunista (a fonte desses desenhos), reunindo cartuns realizados por autores diversos em homenagem ao mesmo.
Fica aqui a minha singela homenagem a esse cara que tanto me fez levar esporro da minha mãe por comprar Chiclete com Banana durante minha adolescência.
Vá com Deus Glauco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário