13 fevereiro, 2010

Colaborativismo e a Web 2.0

A Web 2.0 está aí e para ficar. Seu conceito envolve como item principal o colaborativismo, ou seja, permitir que pessoas remotamente localizadas, colaborem na construção de artefatos diversos, seja de forma síncrona ou assíncrona. Web 2.0 não pode ser confundida como apenas um mero sistema de compartilhamento de informações. Ela é muito mais que isso. Ela é na verdade um grande ambiente colaborativo. Na verdade, o conceito de Computação Colaborativa não é novo, pelo contrário. Surge até mesmo antes do advento da Internet como conhecemos hoje. Surgiu no final da década de 80 e início da década de 90, em ambientes acadêmicos norte-americanos. Papas como Ellis e Nunamaker podem ser considerados como visionários pois criaram conceitos que hoje definem o que é a Web 2.0.

Eu posso afirmar, sem falsa modéstia, que fui um dos primeiros a trabalhar com a computação colaborativa no Brasil, em 1993. Naquela época tínhamos um grupo no Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de São Carlos e existia outro grupo na PUC-RJ. Criamos um ambiente que oferecia todas as funcionalidades que hoje oferece o Google Wave (que pouca gente ainda compreendeu realmente o propósito), porém, rodando em ambiente ponto-a-ponto, Unix. A Internet em 1993 não oferecia nem uma mera porção dos recursos oferecidos hoje. Nem sonhávamos que estávamos pensando tão a frente naquele período.

E agora, surge o Buzz, o novo conceito de integração da Google. Muitos estão confundindo o Buzz com o Google Wave, citando inclusive que esse será ofuscado pelo Buzz. Ledo engano. O Buzz apenas trabalha a integração dos ambientes sociais da Google (GMail, Orkut, Picasa, IGoogle, entre outros). Mas o Google Wave é um ambiente muito mais poderoso. Na verdade, o Wave é uma plataforma que suporta aplicações colaborativas desenvolvidas por terceiros. Imagine você criando uma ferramenta para desenvolver arquiteturas computacionais (hardware ou software) de forma colaborativa em diversos ambientes acadêmicos! Eu ainda boto fé no Wave e nos seus conceitos. E mais. Acho que logo a Microsoft deve chegar também com uma plataforma para ambiente colaborativo. Senão o fizer, ficará para trás.

Espero não estar queimando a língua. E sinceramente, tenho quase certeza que não estou. O colaborativismo chegou para ficar.

2 comentários:

  1. Fala Mestre Fabio, beleza?

    E pensar que hoje, o Wave é a mesma coisa em proporções maiores. Bom, mas é o que você disse, os recursos eram outros, os ambientes eram outros e as facilidades muito menores.

    Bom, hoje a Microsoft tem o SharePoint 2010, que não traz o mesmo nível de colaboração, mas você consegue, por exemplo, ver em real time quem está mexendo em um documento e fazer o merge do conteúdo.

    Entretanto, em se tratando de uma plataforma de colaboração extensível e de fácil desenvolvimento, o SharePoint possibilita que os desenvolvedores escrevam aplicações para ele, utilizando .NET Framework 3.5 e as suas APIs. Sendo assim, aplicações com alto grade de colaboração, como uma aplicação que se propõe a construir uma arquitetura de hardware ou software, são perfeitamente possíveis no SharePoint.

    Mas saindo um pouco do produto, SEM DÚVIDA NENHUMA, o colavorativismo veio para ficar e junto com ele, creio que muitas coisas irão mundar, como por exemplo, scorecard das emrpesa, rh... vamos terminar essa conversa no buteco.

    Abração,
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  2. É isso aí meu caro. Mas foi o que eu disse. Acho que logo a MS lança uma plataforma com todo suporte para ambiente realmente colaborativo. Duvido que eles ficarão fora dessa. Se precisar de gente para ajudar nas especificações de requisitos para tal, estamos aí :-P.
    Sério. Logo eles aparecerão com esse suporte. Pode apostar.

    ResponderExcluir